Como fazer Amigurumi

Como fazer Amigurumi

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA COMEÇAR A FAZER AMIGURUMI – DESDE ESCOLHER UM PADRÃO ATÉ APRENDER OS PONTOS!

Olá meus queridos, para dar continuidade a nossa jornada ao universo do Amigurumi, vou entrar no tema de “como fazer amigurumi”. Sobre isso, recebo muitas perguntas por exemplo: como aprendi a fazer amigurumi e se é fácil para crocheteiras iniciantes. E a minha resposta é…  sim! O amigurumi é perfeito para iniciantes porque é rápido de fazer e você só precisa saber alguns pontos e técnicas para começar.

Afinal, tudo o que sei sobre amigurumi, aprendi de recursos gratuitos na internet. Inclusive, assistindo a tutoriais no YouTube, seguindo as receitas ou padrões de amigurumi, como também é conhecida. Dessa forma fui melhorando ao longo do tempo. E eu acredito que a melhor maneira de aprender a fazer amigurumi é trabalhar com uma receita, seja ela escrita ou um tutorial em vídeo ( fiz uma seleção de receitas simples que seria ótimo para iniciantes, vou deixar o link no final do post! ), isso fará com que você aprenda cada ponto e técnica à medida que avança.

Continuando, neste post, descrevi cada etapa do processo para se fazer amigurumi para quem é iniciante, incluindo dicas sobre como escolher um padrão e comprar os materias necessários. Eu esquadrinhei a web em busca dos melhores tutoriais em vídeo para iniciantes em amigurumi, que você encontrará no final do post. Use este post como referência para aprender a fazer cada ponto e técnica!

ETAPA 1: ENCONTRE UMA RECEITA SIMPLES

Esta é a parte que eu mais gosto do processo – escolher uma receita de amigurumi! Se você é um iniciante, há algumas coisas que você deve procurar em sua primeira receita. Primeiro, certifique-se de começar com uma receita simples.

Se você for muito ambicioso ao começar, pode ficar frustrado e desistir! Comecei muito, muito simples e fiz uma bola como minha primeira receita de “amigurumi”, o resultado foi um “limão” rsrsrs, mas tudo bem. Fazer uma bola vai lhe permitir praticar os principais pontos e técnicas em amigurumi sem ter que costurar nada ou fazer detalhes como rosto, por exemplo.

Em segundo lugar, caso você decida fazer algo mais detalhado que uma bola, procure um modelo com poucas peças e feito com formas simples. Certifique-se de que a receita liste todos os materiais e pontos que você usará. Se você encontrou um padrão online, verifique se o mesmo está completo. Se você é um aprendiz visual, recomendo encontrar um tutorial de receita de vídeo – o YouTube tem muitos e ótimos gratuitos.

RECEITAS DE AMIGURUMI GRÁTIS

Existem toneladas de receitas de amigurumi gratuitos online ( você encontrará diversas e exclusivas receitas gratuitas e pagas aqui ). O benefício óbvio em escolher um padrão grátis é que você não precisa investir dinheiro em uma que você pode nem gostar, ou que pode ser muito difícil para você. Mas nem todos os padrões de amigurumi grátis são de alta qualidade – alguns são imprecisos, incompletos ou difíceis de seguir.

Alguns designers de amigurumi têm receitas pagas, bem como receitas gratuitas em seus blogs. Portanto, se você seguir designers de amigurumi no Instagram, poderá ver se eles têm algumas receitas gratuitas que você poderia experimentar como primeiro projeto.

RECEITAS DE AMIGURUMI PAGAS

Receitas de amigurumi pagas são normalmente arquivos PDF digitais que você compra no Etsy, Ravelry ou no site pessoal de um designer. As receitas pagas variam em preço, mas geralmente estão na faixa de R$ 20 ou R$ 30.

Os padrões de amigurumi premium geralmente são testadas, o que significa que o designer contratou crocheteiros para verificar na prática o seu padrão, portanto, é provável que haja menos erros e, inclusive, erros de digitação em uma receita paga. Um designer de crochê também tem mais chances de oferecer ajuda individual se você comprou a receita deles. As receitas de crochê pagas não têm anúncios e estão em formato imprimível, tornando-as mais fáceis de ler.

LIVROS DE RECEITAS DE AMIGURUMI

Um livro de receitas de amigurumi é uma coleção de padrões de um ou vários designers de crochê. Os padrões foram testados e editados minuciosamente para que raramente tenham erros. Os livros de receitas de amigurumi podem ser livros físicos ou e-books digitais.

Esta é uma ótima opção se você quiser um livro fácil de consultar com um monte de padrões para fazer. Eles também costumam incluir tutoriais de imagem para todos os pontos e técnicas presentes no livro.

Aqui no blog temos alguns livros de padrões de amigurumi para iniciantes os quais disponibilizo uns gratuitamente outros por um pequeno valor simbólico:

ETAPA 2: MATERIAIS NECESSÁRIOS

Eu coloquei esse tópico como “passo 2” porque se você é um iniciante começando sem materiais, é mais fácil e mais acessível apenas obter os materiais necessários para o padrão que você escolheu do que comprar um kit completo de materiais de amigurumi. Abaixo, listei os materiais básicos necessários para a maioria das receitas de amigurumi.

Alguns links neste post são links afiliados. Isso significa que, sem nenhum custo extra para você, receberei uma pequena comissão pelas compras feitas por meio desses links. Obrigado por apoiar o conteúdo que você vê aqui no Tecendo Vidas!

FIO PARA AMIGURUMI

Eu recomendo começar com fio de peso penteado de acrílico para o seu primeiro projeto de amigurumi – Amigurumi Soft é uma ótima opção. Estou deixando os links para você coferir.

Se você é iniciante, o fio Amigurumi Soft possui 55% acrílico e 45% algodão. Isso o torna um fio fácil de trabalhar. Sem falar que ele é mais acessível e mais elástico e macio do que o fio de algodão. Além de que ele é considerado um fio de peso, ou seja é um tamanho fácil de segurar. Sem esquecer que quanto mais fino o fio, mais difícil é ver os pontos que você está fazendo.

Depois de se sentir confortável com fios de acrílico, você pode passar para fios de algodão mais finos e leves. O fio Amigurumi da círculo é o meu fio preferido para amigurumi porque dá mais definição de ponto e é menos felpudo do que o fio acrílico. No entanto, o fio de algodão pode ser mais difícil de fazer crochê porque não tem muita elasticidade e às vezes pode ser áspero.

AGULHAS DE CROCHÊ

Agulha com cabo emborrachado
Agulha com cabo de madeira
Agula toda em aço

Existe uma infinitude de tipos e marcas de agulha de crochê, inclusive existe agulha para todos os gostos e também para todod os bolsos, o que é muito importante, não é! E sinceramnete, eu adoro todas, apesar de que utimamente tenho preferido as de cabo emborrachado. As agulhas que mais tem me interssado são as Agulhas de crochê Amour Clover . Meus tamanhos de gancho mais usados ​​para amigurumi são Tamanho 2.0 mm , Tamanho 2.5 mm e Tamanho 3.0 mm.

Eu realmente encorajo você a pegar um bom gancho, mesmo se você for um iniciante. Como o amigurumi usa fios mais finos e pontos apertados, usar um gancho barato machucará seus dedos e pulso com o tempo e tornará muito mais difícil aprender. Se você comprar 1 ou 2 ganchos de cada vez, não é um investimento muito grande e economizará dinheiro a longo prazo, porque você não precisará substituir os ganchos baratos por outros melhores no futuro. Então se você puder e quiser investir os Clover Amour são excelentes ganchos para amigurumi – eles têm pegas ergonômicas, são macias e hastes de gancho realmente fortes.

OUTROS SUPRIMENTOS DE CROCHÊ AMIGURUMI QUE VOCÊ PRECISARÁ

Agulha de tapeçaria – Você precisará de uma agulha de tapeçaria para fechar sua boneca de crochê, prender as peças e tecer as pontas. Uma agulha de tapeçaria é uma agulha de ponta romba com um olho grande para passar o fio. Eles vêm em uma variedade de tamanhos – para amigurumi eu prefiro o tamanho 16 porque é fino o suficiente para passar por pontos apertados. Você também pode obter um conjunto com vários tamanhos para ver qual você mais gosta.

Linha de bordar e agulha de bordar – Se o seu projeto tiver um rosto, você precisará de linha de bordar para fazer pelo menos o nariz e a boca. Também adoro bordar os olhos do meu amigurumi e por isso não preciso de olhos de segurança. Meus materiais de bordado preferidos são DMC Embroidery Floss preto e DMC Embroidery Needles .

OLHOS DE SEGURANÇAPARA AMIGURUMI

Os olhos de segurança são usados ​​para adicionar olhos ao seu amigurumi. Eles têm um suporte que vai dentro do seu trabalho para que as crianças não possam arrancar os olhos – daí o nome “olhos de segurança”! Eles vêm em uma variedade de tamanhos, então certifique-se de comprar o tamanho certo para o seu ami!

PASSO 3: HORA DE FAZER O AMIGURUMI!

É hora de começar a tricotar seu adorável amigurumi! Se você nunca pegou uma agulha de crochê antes, vai querer ir devagar. Vai parecer que você está fazendo crochê com os pés no começo, mas prometo que, se continuar praticando, isso se tornará uma segunda natureza para você.

COMO LER UMA RECEITA DE AMIGURUMI

Se você escolheu seguir um tutorial em vídeo, pode pular esta parte e pular para os tutoriais de pontos. Mas se você estiver usando um padrão de amigurumi escrito, confira esta seção sobre como entendê-lo!

Antes de cada receita deve haver uma tabela de abreviaturas explicando como o designer abrevia os pontos de crochê no padrão. Normalmente é assim que um gráfico de abreviações se parece para diversas receitas, gratuitas ou não:

LEGENDA

Corr – Correntinha
Pbx – Ponto Baixíssimo
Pb – Ponto Baixo
Mpa – meio ponto alto
Pa – ponto alto
Aum – ponto baixo aumento
Dim inv/dim – diminuição invisível ou apenas diminuição
Carr(es) – carreira(s)
Pt(s) – ponto(s)
[ ] – repita os passos entre colchetes pelo número de vezes especificado
( ) – o número de pontos que você deve ter no final de cada carreira
* * – complete os pontos entre asteriscos todos no próximo ponto

No geral, esse é o padrão de legenda mais utilizada nas receitas (pb sempre significa ponto baixo), mas diferentes padrões de amigurumi podem usar os termos de maneira diferente ou em uma ordem diferente do usual.

Eu dividi as 3 primeiras rodadas de uma receita padrão para guiá-lo passo a passo em cada rodada.

ETAPA 4: APRENDA OS PONTOS BÁSICOS DE CROCHÊ PARA FAZER AMIGURUMI

COMO FAZER NÓ CORREDIÇO NO CROCHÊ

COMO FAZER CORRENTINHANO CROCHÊ

COMO FAZER ANEL MÁGICO NO CROCHÊ

COMO FAZER ANEL MÁGICO DUPLO NO CROCHÊ

COMO FAZER PONTO BAIXÍSSIMO NO CROCHÊ

PONTO BAIXO (PB)

COMO FAZER MEIO PONTO ALTO NO CROCHÊ

COMO FAZER PONTO ALTO NO CROCHÊ

COMO FAZER PONTO ALTO DUPLO NO CROCHÊ

COMO FAZER DIMINUIÇÃO INVISÍVEL NO CROCHÊ

COMO FAZER AUMENTOS NO CROCHÊ

COMO FAZER TROCA DE COR NO CROCHÊ

COMO FAZER PONTO EM FLO NO CROCHÊ

COMO FAZER PONTO EM BLO NO CROCHÊ

Então é isso, espero que você aprenda muito com todo esse conteúdo maravilhoso que preparei para você. Tenha esse post como referência para a sua jornada no aprendizado do amigurumi. E se tiver alguma dúvida, ou qualquer outro problema existencial que você queira discutir, não deixe de me contactar ou pelo chat WhatsApp aqui do blog, ou pelo email [email protected]. Abraços e até a próxima!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

Don`t copy text!
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?